BLOG

Entenda como funciona um teste de imunidade à COVID-19

07 de março de 2022


Warning: getimagesize(../admin-images/large/entenda-como-funciona-um-teste-de-imunidade-a-covid19-20220307124729.jpg): failed to open stream: No such file or directory in /home/imunobiotech/www/content/noticia.php on line 33
Entenda como funciona um teste de imunidade à COVID-19

Desde o surgimento da pandemia de COVID-19, desenvolver uma resposta imune adequada ao SARS-CoV-2 tem sido um dos principais objetivos da sociedade no combate ao vírus. Assim, ao longo do tempo, diversos esforços têm sido traçados visando alcançar esses objetivos. 

No momento atual, com a quantidade elevada da população que já teve contato com o vírus, além da avançada disseminação das vacinas, tem sido cada vez mais essencial avaliar o desenvolvimento da resposta imune em cada indivíduo. Desta forma, as tomadas de decisões visando a proteção do indivíduo contra o SARS-CoV-2 estarão fundamentadas em informações confiáveis relativas a sua imunidade. 

Visando atender essa demanda, surgem os testes de imunidade à COVID-19, sendo necessário entender como eles funcionam e como avaliar o nível de confiabilidade de um teste de imunidade. 

Como diferenciar os objetivos de cada teste de COVID-19? 

Para compreender como funciona um teste de imunidade à COVID-19, é necessário, antes de tudo, entender quais tipos de testes envolvendo a COVID-19 existem e quais demandas eles pretendem suprir. 

Testes de detecção viral 

Os testes de detecção viral, como o próprio nome já deduz, são testes para detectar a presença do vírus no organismo humano. Assim, têm como função identificar pessoas infectadas pelo SARS-CoV-2 no momento da realização do teste. Os testes de detecção viral podem ser separados em dois tipos mais comuns: o RT-qPCR e o teste rápido de antígeno. 

Simplificando, um teste rápido de antígeno possui como principal característica a velocidade para a divulgação do resultado. Porém, o nível da sua sensibilidade - capacidade de detectar corretamente a presença do vírus - é limitada, precisando que os resultados positivos sejam confirmados através do teste RT-qPCR. 

Por outro lado, o RT-qPCR é o padrão mais recomendado para detecção de uma infecção por COVID-19 ocorrida no momento da realização do teste. Utilizando uma técnica baseada no material genético do vírus, esse teste é capaz de detectar até pequenas quantidades do vírus. 

 

Testes de detecção de anticorpos (sorológicos) 

Os testes sorológicos têm como principal função a detecção de anticorpos contra o SARS-CoV-2 no organismo humano. Um dos tipos de testes sorológicos mais comuns são os testes rápidos sorológicos de anticorpos. Esse tipo de teste possui a capacidade de identificar o resultado rapidamente, tendo como sua principal característica a sua praticidade. Porém, sua grande contribuição está em verificar algum contato prévio com o SARS-CoV-2 e auxiliar na análise da disseminação do vírus na população. Nesse sentido, é necessário destacar que o teste não é recomendado para quem busca avaliar o desenvolvimento da imunidade à COVID-19, nem ter quantificação de anticorpos desenvolvidos pelo organismo. 

Com isso, para quem busca avaliar a sua proteção contra o SARS-CoV-2, faz-se necessário analisar mais profundamente os aspectos que compõem um teste de imunidade à COVID-19. 

 

Para saber mais sobre a diferença entre os testes de COVID-19, leia nosso texto sobre o assunto: 

https://imunobiotech.com.br/blog/testes-para-covid19-voce-sabe-quando-realizar-cada-um-deles/29

 

A detecção de anticorpos nos testes de imunidade à COVID-19 

Em um teste de imunidade à COVID-19, é fundamental a detecção da quantidade de anticorpos para verificar um nível de proteção contra o vírus. Para isso, porém, é necessário entender quais anticorpos são essenciais para o desenvolvimento da defesa do organismo e como identificar corretamente a proteção contra a doença. 

Os anticorpos neutralizantes 

Para que um teste de imunidade à COVID-19 possa avaliar corretamente a imunidade à COVID-19, faz-se necessário avaliar a presença de anticorpos com potencial neutralizante ao SARS-CoV-2, pois esses anticorpos possuem a capacidade de se ligar às proteínas do vírus, neutralizando as suas ações e impedindo a entrada do vírus na célula e o início da sua replicação viral. 

 

A proteína Spike (S) e os anticorpos neutralizantes 

No caso do SARS-CoV-2, a capacidade de neutralizar o vírus pode ser encontrada em anticorpos que atuam contra a proteína Spike (S) do vírus. Essa proteína é a parte do SARS-CoV-2 responsável por fazer a sua ligação na célula humana e iniciar a replicação viral (Walls et al. 2020). Portanto, os anticorpos neutralizantes são aqueles que agem contra a proteína Spike (S). 

 

Anticorpos IgM e IgG: Qual a diferença? 

Outro fator relevante a ser levado em consideração para entender como funciona um teste de imunidade à COVID-19 é compreender a diferença entre analisar anticorpos IgM e IgG. 

É conhecida a diferença na manutenção de altos níveis destas duas classes de anticorpos no organismo humano ao longo do tempo. Nesse sentido, tem sido possível perceber que os níveis de anticorpos IgM possuem a tendência de permanecer apenas por um período de 2 semanas após a infecção, enquanto, no caso do anticorpos IgG, é possível perceber a presença de um nível alto de anticorpos após um longo período de tempo. (HOU et al, 2020) Nesse sentido, identificar anticorpos IgG se torna essencial para detectar imunidade à COVID-19 após um longo período de tempo (MA et al,2020) 

 

A confiabilidade de um teste de imunidade à COVID-19 e o ImunoScov19 

A partir disso, podemos perceber alguns fatores fundamentais para que um teste de imunidade à COVID-19 possa atingir a sua função de detectar corretamente a imunidade contra o SARS-CoV-2. São eles: a detecção de anticorpos IgG e que estes tenham potencial neutralizante, que podem ser encontrados, sobretudo, contra a proteína Spike (S) do vírus. Esses fatores são levados em consideração no teste de imunidade à COVID-19 da Imunobiotech, o ImunoScov19. 

O ImunoScov19 é um teste de imunidade que quantifica anticorpos contra o SARS-CoV-2, utilizando a proteína Spike (S) em sua totalidade, podendo detectar mais de 50 tipos diferentes de anticorpos IgG, incluindo os anticorpos neutralizantes. Dessa forma, o ImunoScov19 é um teste com uma alta sensibilidade - capacidade de detectar corretamente pessoas com imunidade ao vírus - atingindo a taxa de 98,8%. 

Além disso, em seu resultado, o ImunoScov19 é capaz de categorizar a resposta imune ao SARS-CoV-2 em três grupos (e quatro níveis): Imunidade não detectável, Imunidade Cruzada nível 1 e 2 (que é um fenômeno que acontece quando anticorpos já gerados reagem a um novo vírus, nesse caso, o SARS-CoV-2) e Imunidade compatível a pós-infecção ou pós-vacinação. 

Assim, o ImunoScov19 torna-se um exemplo de confiabilidade para o monitoramento da imunidade à COVID-19, sendo um grande suporte na tomada de decisões em relação à saúde e à proteção contra o SARS-CoV-2. 

 

MONITORE A SUA IMUNIDADE À COVID-19 CLICANDO ABAIXO: 

https://www.loja.imunobiotech.com.br/produtos/imunoscov19/

 

Referências:  

Walls AC, Park YJ, Tortorici MA, Wall A, McGuire AT, Veesler D. Structure, Function, and Antigenicity of the SARS-CoV-2 Spike Glycoprotein [published correction appears in Cell. 2020 Dec 10;183(6):1735]. Cell. 2020;181(2):281-292.e6. doi:10.1016/ j.cell.2020.02.058

 

Responsável: Rafael Castro 

Supervisão: Kátia Delgado


ANTERIOR TODAS PRÓXIMA

Avalie sua imunidade à
COVID-19 sem sair de casa

Fácil, rápido e seguro. Adquira seu exame ImunoScov19® e receba em casa, você mesmo pode realizar a coleta e em seguida enviar a amostra para nós.

Ao chegar aqui, a amostra será analisada em laboratório de análises clinicas, independente, que utiliza a tecnologia desenvolvida pela Imunobiotech.

Em até 5 dias após o recebimento da amostra seu relatório de imunidade será enviado por WhatsApp ou e-mail.

  • Peça seu exame
    O material e as instruções de coleta do ImunoScov19® serão enviados diretamente ao seu endereço
  • Colete a amostra
    Assim que receber sua caixa com material de coleta e instruções você deve coletar a amostra - é fácil - basta seguir as instruções e em seguida retornar para análise
  • Receba o resultado
    O resultado do seu ImunoScov19® é enviado em até 5 dias úteis após o recebimento da sua amostra para o e-mail fornecido no formulário de cadastro

COMPRE AQUI